05/04/2010

RAÍZES

por Roberta Viana

Os negros trouxeram para a formação da cultura brasileira uma enormidade de elementos: na dança, música, religião, culinária e no idioma, assim como os índios e os europeus. Com esta miscigenação o que ganhamos é uma riqueza enorme de ritmos, danças, ritos, cores e sabores. Porém, esta contribuição não é conhecida e valorizada como deveria, por preconceito em relação às etnias e sua cultura tradicional ou por não conseguir espaço na nossa sociedade contemporânea.
Infelizmente, a grande mídia, responsável pela formação cultural e do pensamento de grande parte da população, não permite que a cultura de raiz faça parte de sua programação. A necessidade do rápido, do consumo, da globalização, faz com que as emissoras de rádio e tv abertas dificultem a entrada da cultura popular na vida de muitos brasileiros, exceto àqueles que fazem parte de uma comunidade onde as suas tradições culturais não se perderam.

Então, assim como as tradições africanas, a nossa cultura de raiz continua a ser passada oralmente, pessoalmente, exercitando as relações humanas e nos fazendo sentir mais presentes em nós mesmos e orgulhosos por nossa identidade brasileira.

Nenhum comentário: