24/11/2009

O Corpo de Eugênio Barba

“Meu corpo é o meu país.
O único lugar no qual eu sou sempre.
Não importa onde eu vou, estou sempre em mim, sempre em meu país.
Nunca estou no estrangeiro, nem no exílio, quando não estou separado do meu corpo.
Quando digo corpo, entendo essa parte da alma que pode ser percebida por nossos cinco sentidos, a respiração vital, o pneuma e o ruach, o eu total, o mistério das potencialidades da vida que eu encarno.”


Eugenio Barba

Postado por Gisele Jorgetti
Integrante do Núcleo MOTIN

3 comentários:

Uanderson disse...

Me fez pensar: No universo somos hoje um limite corpóreo que tenta de alguma forma reverbaerar essa sensação de vida. Somos homens. E assim transformamo-nos no que seremos mesmo sem querermos sê-lo. Porque a vida é maior que nós mesmos. A força de todas as coisas é suprema e no entanto se não estamos aqui ela não existe sem alguém em quem existir. Dentro de nós mesmos somos viajantes, dentro de nós mesmos muitas vezes nos perdemos, pelas permutas de pele, pêlos e sentimentos. Quantos corpos já fomos durante a vida? Quantos estados áridos e fertéis conhecemos só nesse nosso país? E quantas vezes nos vemos perdidos em nós mesmos, sem saber a estrada, quantas viagens para saber que já estamos onde devemos de fato estar: em nós mesmos, em nosso verdadeiro lar.

Jeyce Valente disse...

oi,
eu estou fazendo uma monografia q conta com esta cita;ao e estou com dificuldade de dar a referencia q a monografia exige dando o nome do livro e o numero da pagina em q se encontra a tal cita;ao... vc pode me ajudar?
Jeyce

Sândrio cândido. disse...

faz me pensar como o nosso corpo pode ser usado e revenrenciado no mundo de atual, a dança talve seja um grande exemplo de como nos usamos o corpo até mesmo para falar...